segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

GALILEU GALILEI


Período: (1564-1642)
Nacionalidade: Italiano
Área: Física e Astronomia.

Galileu, considerado o fundador da ciência experimental moderna, nasceu na cidade de Pisa, em 1564, era filho de uma família pobre da nobreza de Florença. Aos 17 anos foi encaminhado por seu pai para fazer Medicina, mas devido ao seu espírito irrequieto não se sentiu muito atraído pela carreira, mesmo assim ainda contribuiu construindo um pêndulo de comprimento padrão para a medida da pulsação de pacientes que foi muito popular entre os médicos da época.

Tendo sido perseguido pela Igreja Católica (inquisição), por que a ideia sobre o mundo que predominava, na época, era o sistema geocêntrico, segundo o qual a Terra estaria no centro do universo e os outros astros girariam em torno dela, mas Galileu foi um dos mais ardorosos defensores de outro sistema denominado heliocêntrico ( do grego hélios = sol, cêntrico = no centro, ou seja, com o sol no centro) idealizado pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).

Porém a importância de Galileu não se resume à defesa do sistema heliocêntrico. Ele elaborou vários trabalhos fundamentais para o surgimento da nova física. Realizando cuidadosos experimentos ele verificou que: desde que a resistência do ar possa ser desprezada, todos os corpos caem da mesma maneira, independente de sua massa e com aceleração constante, descobrindo assim as leis da queda livre dos corpos. Descobriu também a lei que rege o movimento do pêndulo.

Além do campo da Mecânica, Galileu deu também enorme contribuição no desenvolvimento da Astronomia. Ele conseguiu construir o primeiro telescópio com o qual realizou uma série de descobertas, que inclusive contrariava as crenças religiosas e filosóficas da época, as quais eram baseadas nos ensinamentos de Aristóteles.

Dentre as contribuições na Astronomia podemos destacar: observou que a superfície da lua era rugosa, descobriu quatro satélites girando ao redor de Júpiter, verificou que o planeta Vênus apresenta faces ( como as da Lua) concluindo que ele girava em torno do sol - o que o levou a confirmar o heliocentrismo.

Estas descobertas foram apresentadas em sua obra “Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo” publicada em 1632 a qual causou enorme tumulto tendo como consequência sua condenação por heresia pela Igreja Católica onde foi preso e submetido a julgamento. Para se livrar de ser condenado a morte (queimado vivo) teve de renegar suas idéias perante o Santo Conselho da Igreja, Mesmo assim foi condenado ao confinamento, mas embora doente e cego ainda produziu a obra “ Duas Novas Ciências”, na qual lançava as bases da Mecânica.

Galileu morreu completamente cego a 8 de Janeiro de 1642.

Bibliografia consultada:

  • Física volume único - Sampaio e Calçada -ed. atual 2003.

  • Curso de Física Vol 1- Antônio e Beatriz Alvarenga - ed. scipione 2000.

Nenhum comentário: