terça-feira, 22 de abril de 2008

Friedrich Hund

Período: (1896-1997)
Nacionalidade: Alemão
Área: Física

Aka Friedrich Hermann Hund, nasceu e morreu em Karlsruhe(Alemanha). Fêz trabalhos importantes sobre a estrutura dos átomos e moléculas - orbital molécular, Além de descobrir o princípio de Quantum tunneling( barreira na mecânica quântica de penetração na espectrografia).
Fez parcerias de trabalhos com Robert Mulliken na Universidade de
Gottingen entre 1927 e 1929 desenvolvendo a teoria das orbitais moleculares. Trabalhou ainda com Schrodinger, Heisenberg, tendo sido também assistente de Bohr.
Foi Professor de Física de varias universidades como: Gottingen, Rostok, Jena, Frankfurt - Harvard. Publicou mais de 250 artigos e crônicas, tendo contribuído muito para a teoria quântica.
No ano de 1925 elaborou, empiricamente, uma regra para espectros atómicos, que recebeu seu nome: regras de Hund ou Princípio da Máxima Multiplicidade.
Esta regra afirma que a energia de uma orbital incompleta é menor quando nela existe o maior número possível de elétrons com spins paralelos.
Ou seja: O princípio fala que durante a caracterização dos elétrons de um átomo (preenchimento das orbitais de um mesmo nível energético), um mesmo subnível deve ser feito de modo que tenhamos o maior número possível de elétrons isolados, ou seja, desemparelhados(antiparalelos).
As regras de Hund podem ser compreendidas como o fato do elétron tentar ficar tão diferente quanto possível para minimizar a força de repulsão entre eles.

Fontes: NNDB, Interciências, Infopédia, teleschacha.
Saber mais: Google

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física - Química, Educação Física e Administrador.