domingo, 16 de março de 2008

Atomística - introdução

INTRODUÇÃO

Sabemos que matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e que uma porção (pedaço) limitada da matéria denomina-se corpo. Os corpos, quando manufaturados para servir de utensílios ao homem, formam os objetos.

Sabemos também que tanto a matéria, o corpo como o objeto é formado de diferentes espécies de substâncias e estas por minúsculas partículas básicas, denominadas átomos. Este conceito é o que chamamos de teoria atômica, ou seja: “a matéria é constituída de átomos”.

Tanto a química moderna como outras ciências em geral, estão fundamentadas na teoria da constituição da matéria por átomos.

Ao longo da história os estudos da constituição da matéria sofreu muitas alterações devidos as teoria e modelos atômicos criados para explicar sua constituição.

  • Os Gregos

A primeira idéia do átomo surgiu cerca de 400 a 500 anos (a.C.), através dos pensamentos filosóficos dos gregos, que Segundo a história, Leucipo foi o primeiro a conceber a idéia de pequenas partículas, cada vez menores, constituindo a matéria.

Demócrito de Abdera, outro filósofo grego, discípulo de Leucipo, afirmava que o mundo material estava constituído de pequenas partículas o qual denominou átomo que significa: não tem partes (a = não; tomo = parte)


Bibliográfia:
Ricardo Feltre /Antônio Sardela / Usberco e Salvador.

Saber mais : Física com Química


Nenhum comentário: