quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Chuveiro de Garrafa PET

Física Experiência 005


Materiais:
Garrafa PET com tampa de rosca, prego, água, bacia.


Procedimentos:

  • Encha a bacia de água.
  • Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da bacia.
  • Coloque água dentro da garrafa e feche.
  • Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
O que acontece?
Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair, se fechar, a água pára.

Por que acontece?
A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.

Busque mais informações na teoria....................

Fonte: TV Cultura

8 comentários:

Patrick disse...

Olha eu tenho uma perguta...
se eu apenas colocar a mao ao lado da
garrafa,a água tambem desse,penso que tem haver com o calor,vocês podem me esclarecer essa dúvida???


obrigado

allan disse...

essa experiência é muito interessante mas não sei se essa experiência vai me dar uma boa nota na minha apresentação e também não sei se a professora vai querer colocar a minha experiência na feira de ciências

allan disse...

se você colocar a mão do lado da garrafa a água vai cair pelos buracos da garrafa,você tem que pegar pela boca da garrafa para que não vaze a água

Franklin Morais Moura disse...

Se pegarmos pela lateral como a garrafa é de plástico as paredes vão ceder empurando o ar e consequentemente a água.

Anônimo disse...

tenho uma pergunta
Se aumentar o diâmetro dos furos o que acontece? Por quê?

Eduardo Lourenço de g.a. maranhao disse...

Brigado isso me ajudou muito na escola. é uma boa experiencia

Eduardo disse...

Muito obrigado
me ajudou muito na escola

Anônimo disse...

eu amei a experiencia vou fazer na escola!!
minha professora vai gostar!

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física - Química, Educação Física e Administrador.