sábado, 1 de março de 2008

Tabela Periódica - Resumo Histórico

A Tabela Periódica é a forma mais coerente de organização dos elementos químicos onde são observados as semelhanças entre suas propriedades físicas e químicas.

Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros.


  • John Dalton-(início do século XIX):Químico Inglês que primeiramente, baseado em evidências experimentais, retomou a idéia dos filósofos gregos propondo o primeiro modelo atómico científico preparando uma lista de elementos químicos pelas massas, embora com valores errados.

  • J. W. Dobereiner-(em 1817): Cientista Alemão, em grande parte autodidata, registrou que certos elementos tinham uma progressão nos valores de suas massas lançando uma idéia conhecida como "lei das tríades", por agrupar os elementos de três em três com base em certas semelhanças. Na época sua idéia foi rejeitada por colegas devido ser limitada a poucos elementos até então conhecidos.

  • Alexander Chancoutois-(em 1862): Cientista Francês que lançou a idéia do "parafuso telúrico" que constituia em uma superfície cilíndrica com linhas inclinadas em 45º e distribuia ao longo das linhas os elementos por ordem crescente de massas atômicas.

  • John Newlands-(em 1864): Químico Inglês que lançou uma idéia conhecida por "lei das oitavas" que distribuia os elementos em ordem crescente de massas atômicas onde havia repetição de sete em sete grupos, como na escala musical.

  • Demitri Ivanovitch Mendeleev-(em 1869): Químico Russo que laçou a Idéia da "lei periódica dos elementos", sendo a base da classificação moderna, organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas formando oito colunas denominadas grupos e doze fileiras horizontais denominadas séries.

  • Hennry Moseley-(em 1913): Cientista Inglês que estabeleceu o conceito da "carga nuclear(número atômico)" como sendo a verdadeira identidade de um elemento químico. Com este novo conceito aconteceram organizações na tabela periódica ficando mais parecida com a atual tabela dos elementos químicos.


Fontes Bibliográficas: Ricardo Feltre, Lembo, Sardela.
Saber Mais:Wikipédia

Nenhum comentário: